A equipe do CTO, formada por diversos profissionais de saúde e de outras áreas, se juntou aos pacientes e acompanhantes no salão de quimioterapia para uma animada confraternização de Natal de 2018. No salão, decorado com bonecos de Papai Noel e outros personagens natalinos, foi servido um lanche especial e brindes e presentes foram sorteados entre os pacientes.
Antes de iniciar a própria quimioterapia, a paciente Morgana Morgan, fantasiada de duende, distribuiu dezenas de caixinhas de RISOTRIL, um “remedinho” de efeito imediato. E o riso se espalhou rapidamente pelo salão mesmo. “É para enfrentar o tratamento com mais força e alegria”, disse Morgana. Elielson Almeida, também paciente do CTO, entrou na brincadeira. “Foi uma das muitas razões que tivemos para sorrir na nossa confraternização de Natal”, disse Elielson.
Ceia Saudável – Entre uma brincadeira e outra, a nutricionista oncológica Kelly Oliveira fez uma palestra sobre o que pode ser consumido pelos pacientes na Ceia de Natal e no Reveillon. “A recomendação é seguir uma alimentação equilibrada, controlando alimentos que possam causar sobrecarga da função hepática quando associados com a medicação, substituindo alguns ingredientes por opções mais saudáveis”, explicou a nutricionista. “Claro que todos podem aproveitar e saborear a ceia, alimentação saudável também pode ser prazerosa e se for fracionada em pequenas porções e intervalos, melhor ainda”, orientou Kelly.
Solidariedade – As diretoras do CTO, Paula Sampaio e Érika Sampaio, aproveitaram o momento de confraternização para entregar à representante da AVAO (Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia), Sandra Nascimento, o valor arrecadado com as inscrições para o Simpósio Amazônico de Câncer de Mama, realizado em novembro pelo CTO.
“Solidariedade tem tudo a ver com Natal. Por isso aproveitamos a ocasião para fazer a entrega desse valor, que esperamos que ajude o trabalho desenvolvido pela AVAO. Bom demais poder ajudar uma instituição que admiramos e que ajuda tanta gente”, disse Paula Sampaio.
Jardim dos Desejos – A confraternização teve visita do Papai Noel e muitos pedidos de Natal. Junto com uma foto tirada e revelada na hora, nossos pacientes escreveram o que esperam de 2019 e deixaram os pedidos em um painel batizado de jardim dos Desejos.
Música boa também garantiu a alegria da confraternização. Marcus Wander e Andrelino Andrade abriram a programação com um repertório variado, com canções natalinas e MPB. Depois, o som clássico do violino, com a musicista Maria Isabel Veiga, emocionou os pacientes.