Matérias

Dia das Mães com flores e afeto surpreende pacientes

A manhã de 10 de maio de 2019 foi de muito carinho e afeto no salão de quimioterapia do Centro de Tratamento Oncológico, em Belém. As pacientes foram recebidas com flores e um cartão, as boas vindas incluiu também emoção, logo na chegada, com a música de Marcos Vander. Salão decorado, alegre, com uma bela mesa de café da manhã.

A surpresa da paciente Leydiane Fonseca só não foi maior do que a da própria equipe do CTO. Aos 38, ela ganhou flores pela primeira vez na vida. “Parece mentira, mas nunca recebi flores antes. Foi uma surpresa maravilhosa, só tenho a agradecer por vocês me acolherem nesse momento difícil da minha vida. Este dia é ainda mais especial, porque além de comemorar o Dia das Mães, é também minha última sessão de quimioterapia. É uma vitória, estou muito feliz. Estou chorando, mas é de felicidade”, desabafou Leydiane.

A diretora do CTO, Paula Sampaio, abriu a programação. “Nós antecipamos a comemoração. Hoje é o nosso Dia das Mães e queremos fazer uma singela homenagem às mães que estão em tratamento ou acompanhando seus filhos. Vocês são muito especiais, lutadoras, guerreiras. Tenho certeza de que são mães dedicadas”, destacou. “Esse é um salão para onde vocês vêm para fazer tratamento, que não é fácil, mas hoje é um lugar só de alegria, de comemorar as coisas boas. Tudo vai dar certo no tratamento de todos! É o desejo da equipe do CTO e faremos tudo por isso. Feliz Dia das Mães!”, concluiu.

Em seguida, Paula Sampaio anunciou a surpresa preparada para as mães: um vídeo com depoimentos dos filhos das pacientes. Mas a médica também foi surpreendida pela mensagem dos próprios filhos e se emocionou ao lado do marido, João Sampaio Jr.

A partir daí, ninguém segurou as lágrimas. Choro misturado com sorrisos e muito carinho entre mães e filhos.

“Palavras são palavras e eu poderia falar aqui inúmeras delas, mas nenhuma definiria esse sentimento. Acho que um beijo define mais”, explicou Bruno Moreira, beijando a mãe, Hilma Moreira, que faz tratamento contra o câncer desde abril. “Se eu falar algo agora, vou chorar, mas é de emoção. Não é de tristeza, não existe tristeza em meu coração”, disse Hilma, retribuindo o beijo do filho. “Esta é a primeira comemoração no CTO que participo e gosto muito daqui, do ambiente fraternal, das pessoas bem entrosadas. Infelizmente, estou fazendo um tratamento para uma doença, mas não tomo posse dessa doença. E gosto mesmo do atendimento feito aqui, da maneira como a equipe vai até o paciente, parecemos muito mais, parecemos amigos de vocês e me sinto mais acolhida”, avalia Hilma.

Acolhimento também foi a palavra escolhida pela paciente Fátima Vidigal, que chegou para fazer a primeira sessão de quimioterapia e foi recebida com festa. “Adorei receber as flores, o cartão e tanto afeto. Não esperava por isso, mas não vou chorar”, garantiu enquanto recebia afagos do filho Alessandro. “Foi tudo perfeito, porque as pacientes ficam sensibilizadas e esta é a primeira sessão da minha mãe, ela passou a véspera muito nervosa, não conseguiu dormir direito. Estou achando ótimo ter essa homenagem, porque ela está mais calma, se sentindo melhor, acolhida, principalmente. E pelo que estou vendo, feliz, não é? Apesar de ser uma etapa difícil, vamos conseguir superar isso”, garantiu Alessandro Vidigal.

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.