Matérias

Avanços no tratamento de câncer de ovário são tema de palestra no CTO

O Centro de Tratamento Oncológico promoveu em agosto de 2019 a palestra sobre Câncer de Ovário Seroso de Alto Grau, com a especialista Angélica Nogueira-Rodrigues. O evento aconteceu no espaço de encontros científicos da clínica, e contou com a participação de profissionais da equipe CTO e especialistas em oncologia convidados.

O objetivo do encontro, de acordo com a oncologista Paula Sampaio, diretora clínica do CTO, “é proporcionar uma educação continuada nas áreas oncológicas”. A palestrante foi apresentada pelo oncologista clínico Sandro Cavallero.

A médica Angélica Nogueira Rodrigues é oncologista com pós-doutorado na Oncologia Global Harvard University. Ela também é Professora e pesquisadora UFMG, Presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, EVA e Chair Ginecologia Oncológica LACOG.

Na palestra, promovida em parceria com o laboratório AstraZeneca, ela tratou sobre os principais artigos e atualidades no tratamento sistêmico, ou seja, no tratamento quimioterápico do câncer de ovário. Dra. Angélica destacou que “significativos avanços no tratamento do câncer epitelial de ovário ocorreram nos últimos cinco anos, alavancados pela crescente compreensão de sua biologia molecular”. A oncologista ainda trouxe uma visão geral desta história recente e discutiu as perspectivas deste cenário “tão promissor para as pacientes”, afirmou a médica.

Ela apresentou estudos de casos específicos, tratados com o medicamento Olaparibe, relatando em detalhes os casos tratados e os ganhos específicos com o tratamento, com destaque para o aumento do tempo de sobrevida das pacientes em 3 anos a mais. “Trata-se de uma metodologia revolucionária de tratamento desse tipo de câncer com o uso da medicação”, destacou a palestrante.

Avanço – O câncer de ovário é o oitavo tumor mais frequente dentre a população feminina brasileira, contribuindo com cerca de 6.000 novos casos anualmente. Frente a esse cenário, o tratamento com o inibidor da PARP Olaparibe recebeu uma nova indicação de tratamento aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 18 de fevereiro de 2019. A nova aprovação agora inclui o tratamento de manutenção nas pacientes com tumor de ovário de histologias serosa de alto grau.

Essa indicação é baseada nos dados de estudos que avaliaram o tratamento de manutenção com Olaparibe, demonstrando benefício estatisticamente significativo em sobrevida dos pacientes.

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.