Eles foram chegando tímidos, sem saber bem o que iria acontecer. Seis pacientes em tratamento contra o câncer foram presenteados com um programa sob encomenda para homens: uma ida à barbearia, seguida de churrasco e cerveja, na companhia dos filhos. A intenção era proporcionar carinho e cuidados com o visual, melhorar a autoestima, falar sobre medidas preventivas para a saúde masculina e, no fim das contas, oferecer uma experiência marcante para pais e filhos, nesse momento da vida em que o amor e a união da família são colocados à prova.
Os funcionários da Barbearia 444 – parceira do CTO na homenagem do Dia dos Pais de 2018 – deram tratamento VIP aos convidados: corte de cabelo, barba e bigode bem feitos, uma aparadinha nas sobrancelhas, massagem no rosto, cremes, loções. Tanto cuidado resultou na elevação da autoestima. “É muito bom porque ativa a nossa autoestima. Agradeço muito por essa surpresa. O CTO só tem me dado alegria, meu tratamento está sendo tranquilo e hoje quero aproveitar o dia, vão ser duas comemorações. Já vou sair daqui pronto para o domingo dos pais, pra ficar com a família”, disse Jorge Nascimento.
Pela Primeira vez – José Toffoli, de 80 anos, lembrou que sempre fez a barba sozinho. “Tenho pouca barba. Então, fazia uma vez por semana, em casa mesmo. Nem em sonho eu imaginava isso tudo. A gente sente que está melhor cuidado, estou me sentindo bem, satisfeito e muito contente. Comecei a comemorar o Dia dos Pais hoje e vou até domingo, junto da família para dar risadas e ser feliz”, garantiu o aposentado. A filha caçula, Rita, se emocionou. “Para nós, isso é muito importante, acho que meu pai está muito feliz com tudo isso”, disse.
Outro que também estava pela primeira vez em uma barbearia foi Edilson Andrade. “Eu nunca passei por um tratamento como esse, foi uma surpresa para mim, não sabia nem que meus filhos vinham comigo. Vamos curtir bastante esse dia”.
E Dia dos Pais antecipado não ficou apenas no trato no visual. Depois de aproveitar os serviços da equipe de barbeiros, pais e filhos foram para o Steack House da barbearia, para degustação um pão de alho e um queijinho da brasa, linguiças artesanais, cortes nobres e, quem podia, uma cerveja gelada. O oncologista Sandro Cavallero fez uma palestra sobre saúde do homem. “Nós tivemos muitos avanços na oncologia. Seja no diagnóstico, no tratamento clínico, com medicamentos, no campo cirúrgico, mas já é comprovado, cientificamente, que nada disso funcionaria bem sem o apoio incondicional da família”, destacou Sandro.
Mas antes de o médico começar a falar, mais surpresas. Um vídeo foi exibido com mensagens de familiares. A maioria, morando fora de Belém. O médico foi o primeiro a se emocionar com a mensagem gravada pela esposa e filhos.
Pais e filhos choraram juntos, de emoção e felicidade. “Nunca esperava ser recebido assim. Vim para assistir uma palestra com o médico e estou só felicidade”, garantiu Jorge Teixeira, que viu no vídeo, pela primeira vez, o netinho recém-nascido.
“Eu me emocionei com todos os depoimentos. Tenho dois filhos e achei muito válida essa iniciativa do CTO de nos reunir aqui para construirmos boas recordações desse dia com nossos pais. Porque essa luta contra a doença é vivida em família, para nos fortalecer e ficarmos mais unidos. Saio daqui renovado e muito tocado”, disse Bruno Andrade, filho do seu Edilson.
Para João Barros, o dia especial foi para recuperar as energias. “Eu vim, mesmo me sentindo um pouco abatido, depois de uma sessão de quimioterapia. Mas todo esse cuidado, todo esse carinho me fez levantar. Estou feliz de estar aqui, o CTO faz as pessoas se sentirem felizes”.
“Depois de tudo isso, de tantas surpresas, estou me sentindo muito bem tratado, foi merecidamente o meu Dia dos Pais”, garantiu Alexandre Ramos, acompanhado da esposa e dos dois filhos.
A programação foi encerrada com presentes: os pais homenageados ganharam brindes do CTO, kits de produtos da barbearia e de carnes nobres para repetir o churrasco no domingo dos pais.